Os profissionais de Marketing devem promover o segmento da empresa, explorando suas potencialidades
19/06/2025 - 10:39
O planejamento em Comunicação Publicitária se desenvolve, preferencialmente, em médio e longo prazos, visando a atingir o objetivo central: obter lucro para a empresa. Para tanto, os profissionais do setor acumulam novos conhecimentos e traçam metas, com o intuito de conquistar o público-alvo.
A definição de mercado se dá através do conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto e/ou serviço. A estratégia identifica as partes deste que melhor pode atender. Já o posicionamento é definido como o processo de decisão da segmentação, composta pelas pesquisas do target (público-alvo).
O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. E os executivos em Marketing precisam promover tal seara, visando a explorar as potencialidades lucrativas do meio. Assim, eles fazem diagnósticos da área de Comunicação da empresa, apontando os riscos e as oportunidades.
A segmentação tem foco em nichos específicos, sendo dividida em 04 aspectos: mensurabilidade (tamanho, poder aquisitivo, perfil); acessibilidade (substancialidade, amplitude, lucratividade); operacionalidade (eficiência para atrair os segmentos, crescimento, vendas, índices, atratividade estrutural), e recursos (poder econômico).
Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.
Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio