O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã

Leonardo da Vinci

Se me concentro no dia de hoje e faço aquilo que ele demonstra ser necessário, isso significa que estou me preparando para o amanhã

John Maxwell


Meu Pet

A Ozonioterapia nos pets

Com uso difundido entre os seres humanos, o tratamento agora atua na cura e na terapia de diversas doenças dos animais

28/12/2022 - 17:41 | Atualizado em 28/12/2022 - 18:41

Nesta coluna, abordo um tema em voga na Medicina Veterinária, a Ozonioterapia, que é o tratamento com gás Ozônio que atua na cura e na terapia de diversas doenças em animais de pequeno, médio e grande porte, além, é claro, de já ter o uso bastante difundido entre os seres humanos. 

O Ozônio começou a ser usado para tratar doenças e ferimentos durante a Primeira Guerra Mundial, porém foi descoberto muito antes por um físico germânico-suíço chamado Christian Friedrich, em 1840. No entanto, a terapia ganhou força no Brasil nos últimos anos, principalmente na Medicina Veterinária. Hoje já são facilmente comercializados geradores de Ozônio e vários veterinários se tornaram qualificados para atuar na área.

Foto cedida
A terapia com Ozônio não apresenta efeitos colaterais significativos

A terapia consiste em utilizar uma mistura de gás Oxigênio e gás Ozônio para tratar variadas enfermidades, como câncer, disfunções cardíacas e renais, inflamações, tromboses, acidentes vasculares (derrames) e infecções por fungos, bactérias e vírus. Além de combater os radicais livres, o Ozônio e seus subprodutos são capazes de atuar como anti-inflamatório, melhorando a imunidade do pet, uma vez que ativam as células de defesa do organismo.

Fotomontagem / Fotos cedidas
Ozônio e seus subprodutos são capazes de atuar como anti-inflamatório

Se utilizada pelas vias corretas e nas doses recomendadas, a terapia com Ozônio não apresenta efeitos colaterais significativos e pode ser usada com segurança em animais de todas as idades, ajudando na recuperação dos mesmos, sempre em conjunto com os tratamentos convencionais.

O Ozônio pode ser utilizado na forma de óleo, combatendo lesões superficiais, bem como pode ser administrado através da infusão de soro pela veia. Também pode ser aplicado diretamente nas áreas doloridas, infectadas ou com câncer, e na forma de hemoterapia, que consiste na retirada de sangue, mistura deste com o gás, seguida de aplicação intramuscular, algo exitoso nas clínicas veterinárias.

Foto cedida
Injeção do gás, soro ozonizado, aplicação intravenal e óleo

Ainda estão sendo estudados os mecanismos de ação nas variadas doenças, entretanto, já podemos beneficiar os nossos pets com essa maravilhosa terapia, que é relativamente simples e bem acessível!


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas