Que valorizemos a ideia da evolução contínua, em que temos que ser melhores a cada dia, mesmo diante das nossas inúmeras falhas e imperfeições

Marcelo Pardini

Adotei o mantra “generosidade e gratidão” à minha vida. Depois disso, os desafios da existência se tornaram mais leves, fluídos

Marcelo Pardini


Conexão

Congruência com os nossos dons

Ter sabedoria não quer dizer perfeição, mas o uso inteligente da falha para tornar o erro uma oportunidade de aprendizado

17/06/2025 - 11:58 | Atualizado em 17/06/2025 - 12:41

“Desenvolver congruência é uma das grandes chaves para o poder pessoal. Quando estou comunicando, sou enfático em minhas palavras, voz, respiração, fisiologia. Quando meu corpo e minhas palavras combinam, estou fornecendo sinais claros para o meu cérebro que é isso que quero produzir”, escreve o especialista em Programação Neurolinguística, Anthony Robbins, em seu livro “Poder sem limites” (Ed. Best Selller/2019). “Algumas vezes as pessoas ficam tão obcecadas com o que querem que não apreciam ou usam o que já têm. O primeiro passo em direção à meta é agradecer. Todos temos meios de melhorar nossas vidas a qualquer momento”.

Qual a chave para estabelecer a harmonia? Flexibilidade. “Como um mestre de Aikidô, um bom comunicador, ao invés de se opor aos pontos de vista de alguém, é flexível e tem recursos suficientes para sentir a criação da resistência, encontrar pontos de concordância, alinhar-se com eles e, então, redirecionar a comunicação da maneira que quiser”. Alimentar a coesão com os nossos princípios e valores, estando em consonância com o que acreditamos, deixa-nos em paz. “Todo sistema complexo, seja um instrumento de fábrica, um computador ou um ser humano, tem de ser congruente. Suas partes têm de trabalhar juntas; cada ação deve apoiar uma outra ação, se é para trabalhar em alto nível”, escreve Robbins. A vivência prática evidencia que não há sucesso sem rejeição. Quanto mais “não” recebemos, mais “cascudos” nós ficamos e isso nos prepara para os “sim” vindouros. Quando controlamos a rejeição, conseguimos alcançar os nossos objetivos com maior facilidade e leveza.

Robbins ressalta a importância de superarmos a nós mesmos. “Sempre haverá alguém que tem mais e alguém que tem menos do que você. Não importa. Você precisa julgar-se pelas suas metas e nada mais”. A vida é um constante aprender, por isso cito uma sábia frase do poeta Archibald MacLeish, ligado ao movimento Modernista norte-americano: “Só existe algo mais doloroso do que aprender com a experiência: é não aprender nada com ela”.

Ter sabedoria não quer dizer perfeição, mas o uso inteligente da falha para tornar o erro uma oportunidade de aprendizado. O “fracasso” não deve trazer sentimentos de mágoa, dor e angústia, mas, após o baque inicial, deve ser interpretado como uma chance de recomeço, de volta por cima, de ponto de inflexão. O ontem já foi e o futuro pode não chegar... O tempo que temos é o hoje, então, vamos valorizá-lo! Congruência com os nossos dons.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

65 colunas publicadas