Seu caráter é formado pelos desafios que você enfrenta e supera. Sua coragem aumenta quando você encara seus medos. Sua força e Fé são criadas à medida que são testadas na sua experiência de vida

Nick Vujicic

As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos

Mahatma Gandhi


Numa toada só

Criação de cavalos - família, paixão e negócios

Conheça um pouco mais da história do Haras Três Rios, localizado em Itatiba/SP, criatório com quase 50 anos de seleção da raça Mangalarga

09/09/2019 - 17:57 | Atualizado em 04/02/2023 - 09:52

Quando a família se une com total afinco em prol de uma causa, as conquistas são infindáveis e imensuráveis. Com o Haras Três Rios não é diferente. O clã Raucci participa de todas as etapas e processos das atividades desenvolvidas na criação dos animais. Trata-se de um hobby levado a sério. Um negócio que também enfrenta desafios e dificuldades, mas o prazer de criar e ver a tropa se desenvolvendo supera qualquer obstáculo.

O nosso envolvimento com a criação de cavalos vai desde o nascimento dos animais, a escolha dos nomes, o acompanhamento da rotina do haras, os treinamentos e os resultados nas exposições até a comercialização e o serviço de pós-venda. Amor ao que fazemos, orgulho à nossa história e respeito à nossa trajetória nos fazem transmitir aos nossos filhos, amigos, colaboradores e clientes essa grande paixão. 

Da pequena propriedade adquirida por meu pai, Armando Raucci, em Jaguariúna/SP, em 1973, com estrutura simples e alguns cavalos, a família tomou gosto e quatro anos depois começou a criação do Mangalarga, já como negócio. A partir daí, a atividade passou a receber todas as atenções e os investimentos necessários, sempre primando pela alta qualidade. Com o aumento do número de animais, alguns anos mais tarde, adquirimos outra propriedade, desta feita no município de Itatiba, nascendo então o Haras Três Rios. E lá se vão cerca de 50 anos de tradição…

Chico Audi
A beleza do Haras Três Rios eternizada nas lentes do artista Chico Audi

É uma paixão que vem de longa data dentro da nossa família e que nos foi transmitida por nossos avós. Está no sangue. As benfeitorias da propriedade foram melhorando e o plantel crescendo, tornando-se um verdadeiro celeiro de campeões, com cavalos referendados nos diversos concursos e exposições Brasil afora. Atualmente, o Haras Três Rios mantém um plantel com 160 animais, incluindo matrizes e garanhões de escol.

A opção pelo Mangalarga ocorreu naturalmente. Quase todos os finais de semana, a família ía para o sítio, lá em Jaguariúna, e gostava de cavalgar, explorando as trilhas da região. Na hora de escolher o cavalo para montar, a “briga” era pra ver quem ficaria com o cavalo de pelagem pampa da raça Mangalarga, de andar macio e muito bom de sela. Por esse motivo começamos a adquirir alguns animais da raça e, em 1977, iniciamos a nossa criação.

A origem do nome Três Rios está diretamente relacionada à propriedade adquirida em 1994, no município de Itatiba/SP. Localizada no km 95,5 da rodovia Dom Pedro I, sentido Campinas-Jacareí, a fazenda se chamava Três Rios, batizando também o nosso haras. Atualmente, a área de 42 alqueires é toda formada por pastos de coast-cross, tendo redondel, pista para trabalho e 60 cocheiras. Um haras moderno, projetado exclusivamente para as necessidades dos cavalos, propiciando manejo adequado e o bem-estar animal.

O Haras Três Rios figura entre os principais criatórios do país, mantendo venda permanente de potros, potras, éguas, garanhões, coberturas e embriões. A excelente qualidade genética dos nossos exemplares aliada a um trabalho de Marketing arrojado faz do nosso criatório um dos mais conhecidos, dentro e fora do Brasil. Milhares de seguidores nas redes sociais acompanham a nossa rotina, ficam inteirados das nossas novidades e aproveitam as nossas oportunidades de negócios. Para nós, os cavalos têm o poder de promover a aproximação entre as pessoas, construindo novas e sólidas amizades.

Mairo Wellington
A tropa Mangalarga é criada com esmero e amor no Haras Três Rios

Foto:

Flávia Raucci harastresrios@harastresrios.com.br

Flávia Raucci é Diretora de Marketing do Haras Três Rios, tradicional criatório de cavalos da raça Mangalarga, localizado em Itatiba/SP

10 colunas publicadas