É a prática que traz a excelência. A ideia é da melhoria contínua, baseada na prática da atividade que você se propõe a fazer. É a ideia de tornar-se melhor a cada dia, um dia após o outro, praticando aquilo que você quer desenvolver

Caio Carneiro

As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos

Mahatma Gandhi


Numa toada só

Criança, cavalo, paixão e poesia

A bondade dos equinos atua na formação do caráter dos pequeninos, transmitindo noções de respeito, gratidão e limites

28/12/2022 - 17:38 | Atualizado em 28/12/2022 - 18:28

A relação da criança com o cavalo traz ensinamentos sobre liberdade, respeito, autonomia, parceria, amor, amizade, agilidade, cautela, concentração, criatividade e improviso. Os benefícios dessa ligação vão além e, em alguns casos, chegam a ser terapêuticos. Tais características culminaram na Equoterapia, atividade na qual o cavalo é o protagonista na reabilitação de adultos e crianças, uma vez que os equinos ajudam os seres humanos a se superarem, desde simples déficits escolares a complexos problemas de relacionamento. Ah, os cavalos…

Se você tem crianças na família, vale a pena apresentá-las ao universo equestre. Mas já vou lhe avisando: é um caminho sem volta, pois elas se apaixonarão! Ao conviver com esse incrível animal, elas se darão conta da grandeza do coração dele e, ao montá-lo, sentirão que a vida ganhará novas cores, os horizontes se ampliarão e a felicidade será certeira. Uma grande bênção!

Fagner Almeida
Junto aos cavalos, a vida ganha novas cores e os horizontes se ampliam

Muitas pessoas têm no idílio rural o descanso da correria do dia a dia. Elas enxergam nos cavalos a força, a beleza, a generosidade e a amizade, ou seja, características e sentimentos que são a base para a formação do ser humano. Quando estão com os animais, elas se conectam a um mundo de amor, algo puro e verdadeiro, tal qual as crianças que não se desgrudam do brinquedo favorito. É uma troca de afeto mutua!

Foto cedida
Criança e cavalo - amor puro e verdadeiro com troca mutua de carinho

Certa feita, em entrevista para uma de minhas colunas, o jornalista e leiloeiro rural Marcelo Pardini, titular da Agro MP, relatou-me: “o cavalo muito contribuiu para a formação do meu caráter. Vivenciar as competições hípicas me proporcionou um ambiente saudável e familiar, em que aprendi a ter respeito pelo próximo e, sobretudo, pelos animais. O cavalo me ensinou a ter noções de limites. E as provas me fizeram conviver com pessoas de diferentes credos e classes sociais, em clima agradável e salutar”. Pardini também reforçou a importância de nós, humanos, aprendermos com os equinos: “eles são sinceros, demonstram o que sentem, sem disfarces. Desta maneira, dentro das minhas possibilidades, que são formadas por minhas qualidades e por meus defeitos, esforço-me para ser o melhor que posso, tal qual o cavalo, cuja nobreza não o deixa se entregar, indo sempre avante".

Foto cedida
Pardini ressalta a importância do cavalo na formação do caráter das crianças

É isso aí! Quando somos bons, contagiamos os outros a serem bons, daí formamos uma verdadeira corrente do bem. E digo mais: no lombo de um bom cavalo de sela tudo fica melhor! Então, bora montar!


Foto:

Flávia Raucci harastresrios@harastresrios.com.br

Flávia Raucci é Diretora de Marketing do Haras Três Rios, tradicional criatório de cavalos da raça Mangalarga, localizado em Itatiba/SP

10 colunas publicadas