Cumpramos com os nossos deveres e as nossas obrigações, antes mesmo de exigirmos direitos ou pleitearmos benefícios, já que somos partes de um todo

Marcelo Pardini

Sabemos que sem as quedas não há superação, então, que tenhamos coragem em nossas atitudes

Marcelo Pardini


Conexão

É hora de engraxar as botas

Momento adequado para a autoanálise, visando a ponderar os erros e os acertos das últimas escolhas

21/06/2025 - 18:29

É o começo de uma nova jornada, tempo de reflexão, hora de engraxar as botas: bater o barro acumulado nos caminhos percorridos e limpar o solado para os novos desafios. Momento adequado para a autoanálise, visando a ponderar os erros e os acertos das últimas escolhas. Humildade, equilíbrio e sabedoria, para mensurar as metas; bem como inteligência, calma e perspicácia, para alterar as rotas, a fim de não cometer as mesmas falhas.

Como a visão positiva de futuro mantém acesa a chama que nos move, então, que paremos de nos boicotar. Aumentemos a nossa eficiência, tendo maior produtividade. Trilhemos o nosso próprio caminho, pagando o preço das nossas escolhas. Enxerguemos a autorresponsabilidade não apenas como uma filosofia de vida, mas também como uma crença arraigada em nossa mente. Coerência entre ação e discurso. Energia revigorada!

A tríade do sucesso é formada por integridade, ambição e persistência. O processo nunca se esgota, pois sempre há tarefas a serem feitas. Lealdade, Fé e constância são primordiais, pois quando acreditamos que temos a capacidade de fazer algo grandioso e positivo, nada nos detêm. Por isso, devemos controlar os desejos imediatos, que nos tiram o foco, e direcionar a atenção àquilo que almejamos. Lembremo-nos de que a prática leva à excelência, por isso a ideia da melhoria contínua, uma vez que através da disciplina, criamos hábitos saudáveis, que são os nossos aliados nas conquistas. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?

A realização individual passa pela capacidade de dominar a própria mente, fazendo com que os pensamentos positivos gerem ações em prol de objetivos claros. Mesmo com a tecnificação dos tempos modernos, impulsionada pelos avanços tecnológicos, o bom profissional sempre terá espaço no competitivo mercado de trabalho. Basta continuar se reinventando, fazendo atualizações, inteirando-se das novidades e, sobretudo, executando com excelência e criatividade as atividades diárias. Se acreditamos que não há limites para as nossas possibilidades, a vida ganha novo fôlego, nossa missão se evidencia e a coragem nos faz dar o próximo passo.

As experiências desagradáveis trazem em si a semente de um benefício equivalente, que pode se revelar uma bênção. Fracasso e derrota compõem a fórmula com a qual a Natureza toca o coração dos homens, a fim de que adotemos uma posição humilde, para ampliarmos a sabedoria. Como é difícil crescermos sozinhos, as boas companhias são fundamentais para andarmos no caminho da Luz. Em tempos confusos, com valores deturpados e sentimentos exacerbados, rogo para que busquemos a simplicidade: quando da discórdia, a harmonia; na angústia, a esperança.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

66 colunas publicadas