Quando vires um homem bom, tente imitá-lo; quando vires um homem mau, examine a ti mesmo

Confúcio

É a prática que traz a excelência. A ideia é da melhoria contínua, baseada na prática da atividade que você se propõe a fazer. É a ideia de tornar-se melhor a cada dia, um dia após o outro, praticando aquilo que você quer desenvolver

Caio Carneiro


Marketing

Estratégia de abrangência de mercado

Os profissionais de Marketing devem ser capazes de promover o segmento da empresa, visando a explorar suas potencialidades

02/06/2021 - 11:22 | Atualizado em 31/01/2023 - 18:12

O planejamento em Comunicação Publicitária se desenvolve, preferencialmente, em médio e longo prazos, visando a atingir o objetivo central: obter lucro para a empresa. Para tanto, os profissionais do setor acumulam novos conhecimentos e traçam metas, com o intuito de conquistar o público-alvo.

A definição de mercado se dá através do conjunto de todos os compradores atuais e potenciais de um produto e/ou serviço. A estratégia identifica as partes deste que melhor pode atender. Já o posicionamento é definido como o processo de decisão da segmentação, composta pelas pesquisas do target (público-alvo).

Marcelo Pardini
Executivos em Marketing promovem o mercado para potencializar os lucros

O segmento de mercado deve ser mensurável em termos de poder de compra e tamanho. E os executivos em Marketing precisam promover tal seara, visando a explorar as potencialidades lucrativas do meio. Assim, eles fazem diagnósticos da área de Comunicação da empresa, apontando os riscos e as oportunidades, sempre apresentando sugestões de melhoria. A assessoria é composta pela elaboração de um projeto final, demonstrando a situação do negócio e estabelecendo as estratégias que assumirão as diretrizes comerciais da organização.

A segmentação tem foco em nichos específicos, sendo dividida em 04 aspectos: mensurabilidade (tamanho, poder aquisitivo, perfil); acessibilidade (substancialidade, amplitude, lucratividade); operacionalidade (eficiência para atrair os segmentos, crescimento, vendas, índices, atratividade estrutural), e recursos (poder econômico).


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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