Atender às necessidades do público-alvo e quebrar paradigmas, para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos
16/06/2025 - 15:17
O Marketing interativo pode ser definido como uma via de mão dupla, um relacionamento entre empresa e cliente em que há a permissão de ambos para "somarem forças". Tendo como foco o consumidor, a estratégia é atender às necessidades do público-alvo. Assim, a gestão da organização quebra paradigmas para agregar valor aos produtos e serviços ofertados, visando à fidelização do target, uma vez que também lhe confere benefícios.
Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo. A campanha é melhor recebida quanto mais relevante se mostrar para o usuário (atender aos seus interesses e às suas necessidades). A mídia interativa é mensurada através do ROI (Return of Investiment), logo, é preciso traçar o planejamento estratégico da campanha - vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado.
Quais as necessidades que a marca satisfaz? Quais os produtos e serviços complementares que podem satisfazer tais necessidades? Como os consumidores avaliam a marca? Quais as diferenças em relação aos concorrentes? Como elas são percebidas pelos consumidores? Quais os segmentos sócio-demo-psicográficos têm o mesmo tipo de necessidade e ainda não estão na mira dos concorrentes? Após o investimento em Publicidade e Propaganda, o retorno deve ser mensurado através dos resultados: vendas, share of mind (marca na mente do cliente), redução de custo e mudança de atitude do público-alvo para com a marca.
Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.
Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio