Pessoas vitoriosas não perdem tempo reclamando e destacando o problema. O seu precioso tempo é demandado na solução, no foco das possibilidades

Paulo Vieira

Não espere problemas, pois eles tendem a não desapontar

Napoleon Hill


Marketing

Marketing interativo

A estratégia é atender às necessidades do público-alvo, quebrando paradigmas para agregar valor aos produtos e serviços

09/06/2021 - 11:40 | Atualizado em 31/01/2023 - 18:11

O Marketing interativo pode ser definido como uma via de mão dupla, um relacionamento entre empresa e cliente em que há a permissão de ambos para "somarem forças". Tendo como foco o consumidor, a estratégia é atender às necessidades do público-alvo. Assim, a gestão da organização quebra paradigmas para agregar valor aos produtos e serviços ofertados, visando à fidelização do target, uma vez que também lhe confere benefícios.

Na internet, cada ação publicitária em diferentes mídias traz possibilidades particulares de atrair e reter a atenção do público-alvo. A campanha é melhor recebida quanto mais relevante se mostrar para o usuário (atender aos seus interesses e às suas necessidades). A mídia interativa é mensurada através do ROI (Return of Investiment), logo, é preciso traçar o planejamento estratégico da campanha - vendas, visibilidade, aumento na participação de mercado.

Quais as necessidades que a marca satisfaz? Elas são relevantes ao consumidor? Quais são os produtos/serviços complementares que podem satisfazer tais necessidades? Como os consumidores avaliam a marca? Quais as diferenças em relação aos concorrentes? Como elas são percebidas pelos consumidores? Quais os segmentos sócio-demo-psicográficos têm o mesmo tipo de necessidade e ainda não estão na mira dos concorrentes? Após o investimento em Publicidade e Propaganda, o retorno deve ser mensurado através dos resultados: vendas, share of mind (marca na mente do cliente), redução de custo e mudança de atitude do público-alvo para com a marca.

Com o uso de tecnologias mais sofisticadas (informações cruzadas), especialmente em relação ao consumo, é possível medir a porcentagem de usuários que interagem com a peça (independentemente de terem clicado ou não na mesma), bem como o tempo que cada usuário dispendeu para com a campanha, entre outros pormenores.


Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2007.


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Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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