A parceria entre a Vetnil e o Jockey Club de Sorocaba é uma ação positiva, embasada na relação ganha-ganha
22/06/2025 - 11:08
“Marketing é o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor”. Esta definição data de 1960 e tem como autora a American Marketing Association. Em outras palavras, trata-se de o processo social pelo qual a estrutura da demanda para bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida, sendo satisfeita através de concepção, promoção, troca e distribuição.
Adaptar-se ao novo é a saída para o sucesso. Pela economia industrial, os profissionais de Marketing agiam como caçadores, tendo os clientes como objetivos finais, maximizando o valor da transação, fazendo ofertas padronizadas. Já na atualidade, num mercado em rede, com a ampliação da Inteligência Artificial, os publicitários passaram a atuar como jardineiros, ou seja, tendo os clientes como relacionamentos a serem cultivados, promovendo ações específicas, que gerem experiências positivas em via de mão dupla.
Num mercado tão dinâmico e competitivo, tendo mudanças rápidas e abruptas, o que a empresa deve fazer para se destacar? A ideia é que trabalhe em cima da excelência, tanto em relação aos produtos quanto aos relacionamentos (colaboradores, parceiros, clientes, comunidade), estando atenta às falhas da concorrência, cujos espaços deixados podem ser ocupados prontamente. Os objetivos do investimento em ações de patrocínio são criar identidade, aumentar notoriedade, promover experiências positivas e valorizar o setor no qual a companhia atua.
No meio do cavalo, cito como caso de sucesso a parceria entre a Vetnil e o Jockey Club de Sorocaba. Uma ação positiva dessa relação ganha-ganha é a Calçada da Fama Vetnil, evento que anualmente premia os melhores da Temporada. Desde o início, em 2011, sou o cerimonialista de tal premiação e sei quão benéfica ela é para ambas as partes. Tanto é que o projeto se estendeu para os Três Tambores, fomentando a maior prova hípica da América Latina nessa modalidade, o Grand Prix Haras Raphaela.
Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio