Ressalto que o cavalo é o melhor amigo do homem (mais sincero até mesmo do que o cachorro)

Marcelo Pardini

Controlemos os desejos imediatos, pois eles tiram o nosso foco. Direcionemos a atenção àquilo que almejamos e não despendamos energia com o secundário

Marcelo Pardini


Corrida

Novo estilo de Narração do Turfe

O Jockey Club de Sorocaba, principal hipódromo do cavalo Quarto de Milha na América Latina, aposta na inovação

30/06/2025 - 11:29

A vida é tão maravilhosa e imprevisível, que temos que aceitar os desígnios de Deus, para cumprir a nossa missão. Eu sempre gostei da Comunicação, haja vista que na infância não me desgrudava de um chapéuzinho de palha e um violão. Ainda criança, imitei os locutores de Rodeio, especialmente os baluartes Zé do Prato e Asa Branca. Mais tarde, vibrei com os narradores esportivos da TV, Luciano do Valle e Galvão Bueno. Amante das belezas do campo e da tradição caipira, fiz-me poeta, concluí a pós-graduação em Marketing, ingressei no Leilão Rural e, numa oportunidade inusitada, tornei-me narrador de Turfe, algo que não planejei, mas que me encanta e fascina.

Em 2025, completei 07 anos como narrador oficial do Jockey Club de Sorocaba, o principal hipódromo do cavalo Quarto de Milha na América Latina. Sob a perseverante e arrojada presidência de Jonatas Dantas, a entidade tem registrado significativo aumento na audiência das transmissões das corridas via internet. Para se ter uma ideia, a média de aparelhos conectados ao streaming é superior a 2.000, cuja soma de visualizações ultrapassa 25.000 a cada encontro. Quando fui convidado pelo então presidente Mauro Zaborowsky, à frente da Diretoria no biênio 2018-19, sabia que os desafios seriam enormes. Por isso, estudei as características dos principais narradores do Brasil e dos Estados Unidos, e criei um estilo próprio, com informação e emoção, devido à tarimba de narrador de Provas hípicas e Rodeios, atrelada aos conhecimentos do Jornalismo e do Leilão, sempre atento aos ensinamentos dos criadores, proprietários, veterinários, treinadores, jóqueis, cavalariços.

Certa feita, o saudoso Plinio Kiehl, da Fazenda Santa Carolina, criador com 45 anos de tradição, enviou-me a seguinte mensagem: “Tem sido um divertimento ficar sentado na minha arquibancada particular, a minha poltrona, assistindo as corridas dos nossos cavalos. Eu só posso elogiar a Narração, que nos trouxe uma nova emoção”. Outro feedback gratificante foi o do Miguel Sanclay, do Haras Nana Perotto: “Eu estava prestes a parar com a Corrida. Mas ao ouvir a sua narração da Brasília Toll, quando ela ganhou o GP Rainha da Velocidade, eu me senti revigorado. Aquilo me encheu de ânimo”.

Beto Abdalla, do Haras Fazenda Regina, avaliza o novo estilo de Narração. “Você, meu irmão, deixou as disputas mais emocionantes. Os seus bordões já estão na cabeça dos turfistas, sendo replicados pela turma do manejo nas cocheiras. Tem uma locução que é inesquecível para o time WA, a Grife da Velocidade: Black! Black! Black Good Dash WA! O Avião Negro levou! Levooou! Levooooou”! (SIC). Outro que aprova a inovação é Pedrinho Barbizan, titular do Haras Jaguaruana: “O Marcelinho Paulista está de volta! Até olla você já fez! (Brinca, em alusão ao meu codinome no Rodeio). Você trouxe emoção, valorizando o trabalho do criador. As entrevistas no winner circle nos deixam emocionados, ainda mais quando estamos com a família. Parabéns!”.

Divulgação
Marcelo Pardini comanda a "olla" no Jockey Club de Sorocaba

Para Marcos Zaborowsky, que ao lado do pai, Mauro, comanda o Haras Vista Verde, a transmissão das corridas está em evolução: “A Narração é espetacular, com uma emoção diferente a cada prova. As entrevistas que você implementou, Pardini, também agregaram ao evento”. Já Ériquinho Braga, representante do Haras Prata, criatório com 49 anos de história, comenta: “A emoção transmitida na locução de Marcelo Pardini, a voz do Agronegócio, faz toda a diferença e traz visibilidade imensurável ao Quarto de Milha de Corrida, atingindo um público que talvez ainda não conheça pessoalmente o Jockey Club de Sorocaba, o maior centro de carreiras quartistas na América Latina”.

Com altos investimentos no Brasil e nos Estados Unidos, o proprietário do Haras Portofino, Marcos Ribeiro Leite, valoriza o novo: “Pardini, você tem carisma e gosta de cavalo. Agora, precisa estudar os pedigrees dos campeões, para vir narrar em Los Alamitos (EUA)”. Concorda com ele, Jonatas Dantas, presidente do Centro Hípico do Oeste e dono do Ana Dantas Ranch: “Você tem boas ideias e nos ajuda com sugestões inovadoras”. E Eugênio Nunes, diretor do Jockey Club de Sorocaba e sócio do Haras Santa Maria, fala: “Parabéns, Marcelo, pela dedicação e entrega-extra”.

Nada detém um homem honrado, determinado, perseverante, trabalhador, temente a Deus. Sou um mensageiro do amor, que leva mensagens positivas às pessoas. Um simples caipira, que ama o que faz e faz o que ama. Seguirei honrando àqueles que acreditam e confiam em meu trabalho. Só está começando...

Jacky Silva
Os Grandes Prêmios em Sorocaba estão eletrizantes

Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

65 colunas publicadas