Para contribuirmos com o nosso país, antes de tudo, temos que melhorar a nós mesmos. Como? Sendo os melhores possíveis, apesar de nossas limitações

Marcelo Pardini

Não perca tempo reclamando. Despenda sua energia com a solução. Analise com positividade as circunstâncias. Tenha Fé e tome atitudes em prol daquilo que acredita

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Marketing

O novo Marketing

O indicador do compromisso da empresa para com o cliente é a qualidade do atendimento: solução à sua necessidade

22/06/2025 - 11:09

Na Era Industrial, o profissional de Marketing se assemelhava a um caçador. Tinha o cliente como objetivo, buscando potencializar o valor das transações através de ofertas padronizadas. Na Era da Informação, ele passou a ser como um jardineiro, enxergando o cliente como um relacionamento a ser cultivado, preocupando-se com o valor vitalício do mesmo, fazendo ofertas configuradas individualmente. Mais tarde, na primeira década dos anos 2000, chegou-se ao Web Marketing, com o uso da internet para se comunicar com os consumidores, coletar dados sobre o seu comportamento, segmentar o mercado. Hoje, vivemos a Era das Redes Sociais, em que tudo está interconectado, e os “sistemas inteligentes” direcionam as mensagens que lhe são de interesse através de seus históricos de compra, comportamento, atitude, relacionamento, pensamentos, pesquisas e até posicionamento político.

Share não é uma das palavras mais utilizadas somente pelo conceito das redes sociais, mas também por essa necessidade de compartilhar, seja conhecimento, vivências, experiências. É preciso primar por um bom atendimento, tendo uma relação de proximidade e transparência com o cliente, além de ofertar algo único e personalizado.

Persuasão
- Modificar atitudes = componente afetivo + cognitivo + conativo (ação); influenciar crenças na maneira como os consumidores classificam a marca; prestar atenção = hedonismo, originalidade, intensidade, complexidade.

Um novo jogo
- Mercado mais competitivo; estabilidade de preços (facilitar comparações); consumidor melhor informado; pressão por lucratividade; convergência das mídias.

Alto contato é tão importante quanto alta tecnologia; a informação é abundante, mas a atenção do consumidor é escassa; o objetivo não é apenas desenhar os melhores produtos e serviços, mas atender as necessidades dos consumidores. Na Era do E-commerce, não acompanhar o que os clientes querem é a receita do fracasso. Do ponto de vista do cliente, o principal indicador do compromisso da empresa para com ele é a qualidade do atendimento, a forma e a rapidez com que as suas necessidades são atendidas (experiências positivas).

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

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