Por mais que tenhamos que nos moldar aos costumes do tempo em que vivemos, o princípio do livre-arbítrio nos permite escolher os nossos caminhos

Marcelo Pardini

Dor, sofrimento, perdas... Todos nós passamos por provas e expiações. O grande segredo é aceitarmos os golpes da vida e seguirmos em frente

Marcelo Pardini


Conexão

O que é sucesso?

Passos para a vitória: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação

16/06/2025 - 15:21 | Atualizado em 17/06/2025 - 11:14

Para escrever esta coluna, uso como base teórica duas obras do californiano Anthony Robbins, escritor e palestrante, responsável pela popularização da Programação Neurolinguística pelo mundo. Os livros em questão são: “Desperte o seu gigante interior” (Ed. Best Selller/2009) e “Poder sem limites” (Ed. Best Selller/2019). “Sucesso é o processo contínuo do esforço para se tornar maior. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual, fisiológica, intelectual e financeiramente, enquanto contribui de alguma forma positiva para os outros. A estrada do sucesso está sempre em construção”, define o escritor. “O poder supremo é a habilidade de produzir os resultados que você mais deseja e criar valores para outros no processo. Todo grande sucesso está relacionado com a ação”.

Robbins afirma que sucesso não é acidente. “A diferença entre pessoas que conseguem resultados positivos e aqueles que não conseguem não é nenhum tipo de acaso. Há padrões consistentes e lógicos de ação, caminhos específicos para a superioridade, que estão ao alcance de todos nós. Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos. Se acreditamos em magia, viveremos uma vida mágica. O que acreditamos ser verdade, o que acreditamos ser possível, torna-se verdade, torna-se possível”.

Ele afirma que paixão e crença nos ajudam a conseguirmos o estímulo em direção à excelência. Mas alerta: “só uma pequena porcentagem de pessoas vive, de fato, a vida dos sonhos. Por quê? É preciso esforço, ação firme. O maior sucesso não é no palco do mundo, mas no profundo recesso do nosso coração. Precisamos estabelecer laços duradouros e afetuosos com os outros. Sem isso, qualquer sucesso é, na verdade, vazio”.

Propagador da Programação Neurolinguística, tema que muito me fascina e encanta, Robbins cita os atributos para o triunfo: “a Fórmula do Sucesso Definitivo tem sete características: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação”. E vai além: “se você olhar para as mais bem sucedidas pessoas, em qualquer campo, descobrirá que não são, necessariamente, as melhores e as mais brilhantes, as mais rápidas e as mais fortes. Descobrirá que são as que têm maior confiança”.

Por fim, ele relata sobre o oposto do sucesso. “Todas as pessoas bem-sucedidas aprenderam que o sucesso está escondido no outro lado da frustração. Ao serem rejeitados, os melhores vendedores usam o não para conseguirem o sim que tanto querem”. E ressalta a importância de não nos deixarmos vencer pelo medo, não nos prostarmos diante dos pequenos desafios. “Não existe fracasso. Há somente resultados. Se não produziu o que queria, você pode mudar as ações e produzir novos resultados. Comprometa-se a aprender a cada nova experiência”. E finaliza com a abordagem da autorresponsabilidade, a qual preconiza a consciência de sermos as nossas melhores versões. “Assumir responsabilidade é uma das melhores medidas do poder e da maturidade de uma pessoa. É também um exemplo de capacidade sinergética de um sistema coerente de crenças”.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

65 colunas publicadas