Lembre-se: o que você comunicar ou deixar de comunicar a seus filhos ecoará pela eternidade

Paulo Vieira

Seja grato por tudo que tem, aceite tudo o que não tem, e crie ativamente tudo que deseja

Hal Elrod


Conexão

O que é sucesso?

Sete características o levam à vitória: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação

22/10/2022 - 09:39

Para escrever esta coluna, uso como base teórica duas obras do californiano Anthony Robbins, escritor e palestrante, responsável pela popularização da Programação Neurolinguística pelo mundo. Os livros em questão são: “Desperte o seu gigante interior” (Ed. Best Selller/2009) e “Poder sem limites” (Ed. Best Selller/2019).

“Sucesso é o processo contínuo do esforço para se tornar maior. É a oportunidade de continuar crescendo emocional, social, espiritual, fisiológica, intelectual e financeiramente, enquanto contribui de alguma forma positiva para os outros. A estrada do sucesso está sempre em construção”, define o escritor. “O poder supremo é a habilidade de produzir os resultados que você mais deseja e criar valores para outros no processo”.

Segundo o renomado palestrante, “todo grande sucesso está relacionado com ação. E é a ação que produz resultados. O conhecimento é somente um poder potencial até que chegue às mãos de alguém que saiba transformá-lo em ação efetiva. (...) Seu nível de domínio da comunicação exterior determina o seu sucesso - pessoal, emocional, social e financeiro. Mais importante ainda: o nível de sucesso que você experimenta internamente - felicidade, alegria, prazer, amor - é o resultado de como você se comunica consigo mesmo”.

Robbins afirma que sucesso não é acidente. “A diferença entre pessoas que conseguem resultados positivos e aqueles que não conseguem não é nenhum tipo de acaso. Há padrões consistentes e lógicos de ação, caminhos específicos para a superioridade, que estão ao alcance de todos nós. (...) Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determinam precisamente o que seremos. Se acreditamos em magia, viveremos uma vida mágica. O que acreditamos ser verdade, o que acreditamos ser possível, torna-se verdade, torna-se possível”.

O renomado coach afirma em seus escritos que paixão e crença ajudam a conseguir o estímulo, a propulsão exata em direção à excelência. Mas alerta: “só uma pequena porcentagem de pessoas vive, de fato, a vida de seus sonhos. Por quê? É preciso esforço. É preciso ação firme”. E continua: “o maior sucesso não é no palco do mundo. É no mais profundo recesso de nosso próprio coração. Bem no fundo, precisamos estabelecer laços duradouros e afetuosos com os outros. Sem isso, qualquer sucesso é, na verdade, vazio”.

O propagador da Programação Neurolinguística, tema que muito me fascina e encanta, cita os atributos para o triunfo: “a Fórmula do Sucesso Definitivo tem sete características: paixão, crença, estratégia, clareza de valores, energia, poder de união e domínio da comunicação”. E vai além: “se você olhar para as mais bem sucedidas pessoas, em qualquer campo, descobrirá que não são, necessariamente, as melhores e as mais brilhantes, as mais rápidas e as mais fortes. Descobrirá que são as que têm maior confiança”.

Por fim, ele relata sobre o oposto do sucesso. “Todas as pessoas bem-sucedidas aprenderam que o sucesso está escondido no outro lado da frustração. Ao serem rejeitados, os melhores vendedores usam o não para conseguirem o sim que tanto querem”. E ressalta a importância de não nos deixarmos vencer pelo medo, não nos prostarmos diante dos pequenos desafios. “Não existe fracasso. Há somente resultados. Se não produziu o que queria, você pode mudar as ações e produzir novos resultados. Comprometa-se a aprender a cada nova experiência”. Ele finaliza com a abordagem da autorresponsabilidade, a qual preconiza a consciência de sermos as nossas melhores versões, dando vazão ao nosso poder criativo, sobrepondo os defeitos com as nossas potencialidades. “Assumir responsabilidade é, em minha opinião, uma das melhores medidas do poder e da maturidade de uma pessoa. É também um exemplo de capacidade sinergética de um sistema coerente de crenças. Se você estiver no controle, terá sucesso”.

Em meus 40 anos de idade, tenho humildemente aprendido que sucesso é fazer o bem para colher o bem; agir com generosidade e ter gratidão por tudo (até pelos resultados não esperados); colocar amor em nossas palavras e, sobretudo, em nossas ações; deixarmo-nos guiar pela Fé; fazer caridade e ajudar o próximo; viver de forma equilibrada e feliz, valorizando a família, os amigos, respeitando a Natureza e os animais.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

61 colunas publicadas