Como produzir Oxitocina, este elixir emocional? Tendo amor-próprio e amando os outros. É fundamental tratar bem qualquer pessoa que cruze o seu caminho, para que a química emocional não seja desfeita

Paulo Vieira

Purifica teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo

Pitágoras


Meu Pet

Qual ração escolher?

Tire suas dúvidas e fique bem informado sobre os produtos disponíveis para a alimentação do seu animal de estimação

17/08/2021 - 16:53 | Atualizado em 10/02/2023 - 12:05

Devido à falta de tempo da vida moderna e pensando numa alimentação balanceada já faz tempo que as indústrias começaram a vender alimentos prontos para os animais. O importante é procurar orientação do médico veterinário para não errar na escolha. As principais vantagens de oferecer ração são: a praticidade (durabilidade do produto e facilidade em administrá-la ao animal) e o fato desses alimentos, em tese, já serem balanceados.

Devemos escolher bem o tipo de ração que compraremos aos nossos animais. Há que se levar em conta desde a espécie (cão ou gato), umidade (ração seca ou úmida), fase da vida (filhote, adulto, idoso), condição reprodutiva (ração para animais castrados) até o estado de saúde (rações terapêuticas para cardiopatas, insuficientes renais etc). Além do mais, existe grande diferença de qualidade entre elas. Recomendo sempre as linhas Super Premium, que são fabricadas com ingredientes superiores e, consequentemente, atuam na digestibilidade (aproveitamento dos nutrientes no organismo) e na qualidade da pelagem, das fezes e da saúde em geral.

Existem opções de rações orgânicas e sem grãos (“grain free”). Quem está disposto a gastar um pouco mais tem a vantagem de oferecer um alimento que alcança a quantidade de nutrientes necessários com a maior porcentagem de proteína animal – maior digestibilidade, menor quantidade de carboidrato e sem a presença do milho, que está relacionado à contaminação da ração com micotoxinas, podendo levar a inúmeros prejuízos à saúde do animal quando do consumo crônico. Entretanto, isso acaba custando mais caro e reflete no preço final para o consumidor.

Na Natureza, cães e gatos se alimentam quase que exclusivamente de carne, não necessitando de grandes quantidades de carboidratos e cereais, uma vez que possuem sistema digestório curto, conformação de dentes e maxilar que corroboram com essa informação, bem como ausência de amilase salivar.

Adquira sempre pacotes fechados e lacrados. Isso faz com que a empresa garanta a segurança do produto. Evite comprar ração a granel, pois não se pode assegurar o prazo de validade ou a correta conservação. Muitas vezes essas alterações não são vistas a olho nu, logo, a ração pode estar contaminada e ter perdido seus nutrientes originais devido ao contato com o oxigênio (oxidação) e a luz (degradação de algumas vitaminas). Após a abertura do pacote, armazene em recipiente que proteja da umidade e do calor.

Quando o animal desenvolve determinadas enfermidades, a dieta passa a ser um dos pontos-chaves do tratamento. Animais com insuficiência renal, insuficiência cardíaca, diabetes, obesidade, problemas dermatológicos e de cálculos na bexiga podem ser beneficiados com a escolha de rações terapêuticas. Além do mais, existe um grupo de médicos veterinários que tem formulado dietas caseiras para o tratamento de cães e gatos. E quanto à alimentação natural? Sim, é possível adotá-la desde que se obtenha a suplementação correta, devidamente equilibrada e balanceada. Muitos animais se beneficiam desse tipo de Nutrição. Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento profissional.


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas