Sempre gostei de lidar com bois e cavalos. E a Natureza me serviu de inspiração para os primeiros versos

Marcelo Pardini

Sabemos que sem as quedas não há superação, então, que tenhamos coragem em nossas atitudes

Marcelo Pardini


Marketing

Sucesso nas vendas

O patrimônio da marca está relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o seu nível de reconhecimento

16/06/2025 - 15:14

Seja qual for o setor em que você atue, algumas diretrizes devem ser seguidas para o sucesso nas vendas: respeite o clima econômico dos negócios; conheça os mercados estratégicos e as áreas-chave; compreenda as potencialidades e as fragilidades da empresa; estude os concorrentes; aproveite as oportunidades, e tome cuidado com as ameaças.

Objetivos do Marketing
- Devem ser definíveis e quantificáveis.
- Expressos em termos de valores ou participação de mercado.
- Tempo futuro.

Ciclo de vida do produto
- Os produtos têm vida limitada.
- As vendas atravessam estágios distintos.
- Os lucros oscilam em diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
- Os produtos requerem estratégias diferentes a cada estágio: introdução (crescimento lento e baixo lucro); fortalecimento (aumento nas vendas e lucro maior - melhorar o produto, entrar em novos segmentos de mercado e canais de distribuição; reduzir os preços); maturidade (redução nas vendas e lucro estável - estratégias para renovar o mix de Marketing, visando à expansão das vendas), e declínio (estratégia de continuidade, foco, aproveitamento máximo e descontinuação gradativa).

O patrimônio da marca ou brand equity está relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o nível de reconhecimento da mesma (atributos - associações mentais e emocionais).


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

65 colunas publicadas