Quer colher bênçãos? Faça o bem, plante positividade para o amanhã

Marcelo Pardini

Construa, transforme, tenha solidez em seus investimentos. Poupe tempo, energia e capital. Faça sacrifícios no curto prazo, para conquistas maiores e perenes lá na frente

Marcelo Pardini


Marketing

Sucesso nas vendas

O patrimônio da marca está relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o seu nível de reconhecimento

16/06/2025 - 15:14

Seja qual for o setor em que você atue, algumas diretrizes devem ser seguidas para o sucesso nas vendas: respeite o clima econômico dos negócios; conheça os mercados estratégicos e as áreas-chave; compreenda as potencialidades e as fragilidades da empresa; estude os concorrentes; aproveite as oportunidades, e tome cuidado com as ameaças.

Objetivos do Marketing
- Devem ser definíveis e quantificáveis.
- Expressos em termos de valores ou participação de mercado.
- Tempo futuro.

Ciclo de vida do produto
- Os produtos têm vida limitada.
- As vendas atravessam estágios distintos.
- Os lucros oscilam em diferentes estágios do ciclo de vida do produto.
- Os produtos requerem estratégias diferentes a cada estágio: introdução (crescimento lento e baixo lucro); fortalecimento (aumento nas vendas e lucro maior - melhorar o produto, entrar em novos segmentos de mercado e canais de distribuição; reduzir os preços); maturidade (redução nas vendas e lucro estável - estratégias para renovar o mix de Marketing, visando à expansão das vendas), e declínio (estratégia de continuidade, foco, aproveitamento máximo e descontinuação gradativa).

O patrimônio da marca ou brand equity está relacionado com a quantidade de clientes que a empresa tem e o nível de reconhecimento da mesma (atributos - associações mentais e emocionais).


Fonte:

KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

65 colunas publicadas