Há momentos na vida em que mais importante do que saber o que se quer é saber o que não se quer

Flávio Augusto da Silva

Quanto mais você se sente bem, mais amor você irradia. E quanto mais amor você irradia, mais amor você recebe

Rhonda Byrne


Conexão

Dedicação total

Para conquistarmos os nossos sonhos é fundamental aprendermos a lidar com os nossos maiores medos e desafios

16/03/2022 - 11:08 | Atualizado em 18/04/2022 - 08:34

“Se você quer ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si”, gravou na história o piloto Ayrton Senna, maior ídolo esportivo do Brasil, Tricampeão Mundial de F1. Trabalhe a sua melhor versão no momento presente, busque a excelência, faça a diferença.

“São muito duros e poderosos: aço, diamante e autoconhecimento”, equiparou Benjamin Franklin, jornalista, filantropo, político. “Cuidado com as pequenas despesas: uma fenda diminuta pode afundar um grande navio”, escreveu o abolicionista. Colocar no mesmo “balaio”, Ayrton Senna e Benjamin Franklin? Claro! Por que não? Vejo o mundo sob a visão holística, em que tudo está interligado, num plano sistêmico. Dentre as frases emblemáticas deste último, que foi um dos líderes da Revolução Americana, destaco uma que toca o coração daqueles que são proativos e têm ampliada a verve literária: “Ou escreves algo que valha a pena ler ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever”. Aprecio também o recorte em que ele fala sobre os relacionamentos interpessoais: “Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum”.

Dando vasão à ampliação do conhecimento através de citações de algumas cabeças-pensantes da história humana, faço questão de mencionar Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão, cuja obra tive contato quando estudei na Escola de Artes Cênicas Nilton Travesso, em São Paulo: “Do rio que tudo arrasta diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas as margens que o comprimem”. Tenhamos calma e muita paciência ao tirar conclusões. Evitemos apontar, julgar, atacar. A moeda tem dois lados...

Já ao final da pandemia (assim desejamos, torcemos e vibramos!), uma das maiores dificuldades das pessoas, que tenho notado sistematicamente, é quanto à Inteligência Emocional. Fomos colocados à prova, levados aos nossos limites físico, intelectual e espiritual. Segundo o canadense Brian Tracy, palestrante motivacional e autor de autodesenvolvimento, devemos valorizar a escuta ativa: “Saber ouvir estabelece um vínculo de confiança, que é o fundamento de todos os relacionamentos duradouros”. Não é à toa que temos dois ouvidos e uma boca...

Concluo a reflexão com frases de Caio Carneiro, profissional de Marketing de Relacionamento, palestrante e um dos autores brasileiros mais lidos na atualidade. “Mesmo que você sinta que está tudo bem, sempre existe uma necessidade de mudar, para que você possa crescer e evoluir. Sucesso é o objetivo que atende às suas expectativas. Significância é estender tal sucesso às outras pessoas. Então, quando falo em sucesso, falo também em ser significativo, em fazer a diferença no mundo”. O escritor de “Seja Foda” (Büzz/2019) e “Enfodere-se” (Büzz/2019) acredita, assim como eu, na melhoria contínua. “Tenha uma visão clara de onde quer chegar, uma verdadeira paixão pelo que busca, e jamais temerá as contrariedades ou os desafios. Tenha uma visão que valha a pena perseguir. E, então, caminhe todos os dias em direção ao futuro da sua realização. (...) Não importa a batalha que você esteja lutando, a jornada que escolheu seguir, se você já empreendeu antes ou não, se os seus objetivos parecem únicos e diferentes dos outros, sempre haverá alguém com quem você poderá aprender. (...) O aprendizado constante é um hábito fundamental para o sucesso. Então, seja discípulo de si mesmo e sempre aprenda a cada nova situação”.

Costumo dizer que recebemos 10 “não” para cada “sim”. Para conquistarmos os nossos sonhos é fundamental aprendermos a lidar com os nossos maiores medos e desafios. É importante termos esse discernimento, afinal, as nossas realizações estão bem no meio dos nossos desejos e temores. Humildade, respeito aos outros, coração aberto e coragem são características de homens acima da média. Voltando ao sábio ensinamento de Ayrton Senna, que serviu de inspiração para o título desta coluna, cito mais uma frase de Caio Carneiro, retirada do best-seller “Seja Foda”: “Não se engane: o sucesso é 100%. Digo sempre para as pessoas que, nesse caso, o bom é inimigo do ótimo. Porque não dá para aceitar menos do que a dedicação total para conquistar e manter o sucesso. (...) Lembre-se: toda transformação acontece a partir do reconhecimento de uma necessidade de mudança e da coragem de recusar o óbvio”.

Só a prática traz a excelência. Melhore a cada dia. Desenvolva-se com ousadia. A disciplina é responsável pela criação dos hábitos saudáveis. Através dela, você faz o que é preciso para vencer. Aceite que sucesso não é um golpe do acaso. A sua sorte é você quem cria. Trabalhe com seriedade, afinco e amor, e note quão "sortudo" você se tornará...


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é narrador, poeta, jornalista, pós-graduado em Marketing e leiloeiro rural. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio.

51 colunas publicadas