Talento é 1% inspiração e 99% transpiração

Thomas Edison

Comece fazendo o que é necessário; depois, o que é possível, e, de repente, você estará fazendo o impossível

Francisco de Assis


Meu Pet

Envenenamento - o que fazer?

O melhor remédio é a prevenção, e quanto mais rápido o pet for atendido pelo veterinário, maiores as chances de ele ficar bem

17/08/2021 - 16:52 | Atualizado em 10/02/2023 - 15:34

O tema é envenenamento. O objetivo da coluna é informar aos leitores a ação correta quando houver suspeita de intoxicação em cães e gatos. O ideal é tomar o máximo cuidado, a fim de evitar tais situações de risco. Saiba mais:

Nunca coloque herbicidas ou veneno de rato em locais onde os pets circulam. Alguns desses produtos têm a venda proibida no Brasil justamente por causa do alto risco de intoxicação, tanto de animais como de pessoas. Mesmo assim, vários estabelecimentos insistem em vendê-los no mercado negro.

Não deixe o pet desacompanhado nas ruas, pois ele pode ingerir inadvertidamente algum veneno ou até ser vítima de ação criminosa. Caso ocorra a ingestão acidental, o ideal é procurar uma clínica veterinária o mais rápido possível para que o profissional consiga reduzir ao máximo a absorção do tóxico pelo organismo do animal. O médico veterinário fará lavagens estomacais, utilizará carvão ativado, induzirá o vômito e administrará antídotos, medicamentos e fluidoterapia (soro), visando a acelerar a recuperação do pet. Alguns venenos não possuem antídotos, então, quanto mais rápido o atendimento acontecer maiores serão as chances de sobrevivência e menor será o tempo de internação. Não tente tratar em casa com leite, água ou qualquer outro medicamento. Se possível, leve a bula ou frasco do produto para a clínica. Como não é fácil identificar o agente causador da intoxicação realizam-se testes toxicológicos que utilizam material proveniente de vômito, urina, sangue ou fezes do pet para que o tóxico possa ser identificado. Lembre-se: todo cuidado é pouco. O melhor remédio é sempre a prevenção e quanto mais rápido o seu amigo for atendido por um médico veterinário maiores serão as chances de ele ficar bem.


Foto:

Janaina Biotto contato@vilachicopethotel.com.br

A médica veterinária Janaina Biotto é especialista em Anestesia, Oncologia, Ozonioterapia e Acupuntura. Atende no Vila Chico Pet Hotel, em Botucatu/SP

27 colunas publicadas