A gratidão e o bom humor elevam a vida. Em vez de amaldiçoar os obstáculos que o atingem, agradeça a oportunidade de enfrentar os desafios e amadureça

Nick Vujicic

Não sou da altura que me veem, mas, sim, da altura que meus olhos podem enxergar

Fernando Pessoa


Veterinária

Papilomatose em equinos

A doença, conhecida como o aparecimento de verrugas, acomete com maior frequência potros e animais imunodeprimidos

28/12/2022 - 17:49 | Atualizado em 28/12/2022 - 18:46

Comumente denominada como verrugas, a Papilomatose tem origem viral e é transmitida de um animal para outro, devido à facilidade de inoculação do vírus (Papilomavírus). A doença pode ser transmitida pelo contato direto com o animal portador do vírus, por fômites (escovas, panos, barbeadores, tosqueadeiras, freios) e até por insetos vetores. Acomete com maior frequência potros, equinos jovens e animais imunodeprimidos.

As regiões comumente afetadas são: narinas, boca, ao redor dos olhos, orelhas (placa aural) e genitais. Os papilomas (verrugas) apresentam tamanhos variados, geralmente entre 0,5 cm e 20 cm, sendo únicos ou de múltiplas brotações, com coloração rosada e/ou esbranquiçada.

Foto cedida
A Papilomatose tem origem viral e é transmitida de um animal para outro

Apesar de ser um dos neoplasmas de pele mais frequentes e de característica benigna, não devemos deixar de dar atenção à enfermidade, pois os papilomas podem causar sérias lesões, dependendo da quantidade e da localização, trazendo incômodo, problemas secundários e prejuízos, tanto para os animais como para os proprietários.

Tratamento
A Papilomatose é considerada uma enfermidade autolimitante, porém quando há grande número de verrugas, o médico veterinário deve ser acionado para a remoção cirúrgica e a prescrição de tratamentos que otimizem o sistema imunológico do animal a combater o Papilomavírus. Quando há muitos animais com verrugas numa mesma propriedade opta-se pela terapia com vacina autógena, preparada em laboratórios especializados.

Prevenção
Manter os animais bem alimentados, com o protocolo de vacina e vermífugo em dia, é a melhor forma de prevenção. Os equinos, os estábulos e as cocheiras devem ser higienizados diariamente. O controle dos vetores (moscas) também é de grande importância para prevenir a Papilomatose. Os animais portadores devem ser isolados da tropa e os materiais e equipamentos utilizados nestes não devem ser usados nos demais.

Foto cedida
As regiões afetadas são: narinas, boca, ao redor dos olhos, orelhas e genitais

Em caso de dúvida, sempre busque a opinião de um médico veterinário de sua confiança.


Foto:

Flávia Guerra flaviaguerra.vet@hotmail.com

A veterinária Flávia Guerra trabalha com Clínica médica e esportiva, Acupuntura, Ozonioterapia e exame de endoscopia. Possui habilitação para exame de Mormo

2 colunas publicadas