Com a aparição dos primeiros cabelos brancos (a tal da sabedoria), hoje tenho plena convicção de que não mais preciso ter razão, apenas quero ser feliz

Marcelo Pardini

Como somos os responsáveis por aflorar a nossa beleza interior, que cuidemos da semeadura no jardim da mente

Marcelo Pardini


Marketing

Responsabilidade social

As empresas geram empregos, pagam impostos e também desenvolvem ações em prol da sociedade

16/06/2025 - 15:18

Tempos atrás, bastava às empresas oferecerem bons produtos e serviços, bem como tratarem de forma ética os fornecedores e parceiros, para que obtivessem boa reputação perante o mercado. Com o tempo, as exigências aumentaram, sendo necessária uma política de recursos humanos com atenção também voltada às atividades socioambientais. A cada nova exigência do mercado, a fim de se manterem admiradas e respeitadas, as companhias passaram a criar estruturas internas e formalizar ações para atender tais demandas.

Há muito tempo se praticam ações filantrópicas, mas de forma esporádica, sem planejamento. Como a palavra de ordem passou a ser “comunidade”, prestamos atenção na forma como as empresas se relacionam com a coletividade, atuando de forma efetiva para ajudá-la. Além de gerar empregos e pagar impostos, as companhias sistematizaram ações em prol de uma sociedade mais saudável.

Mercado e estratégia
Mercado é o conjunto de pessoas e instituições com disposição para comprar. Essas têm poder aquisitivo, autoridade e inclinação para fazer as aquisições. Os executivos de Marketing precisam ser capazes de, efetivamente, promoverem e servirem o mercado, uma vez que este gera lucro às empresas. Já a estratégia pode ser definida como a determinação de metas e objetivos básicos, com alocação de recursos necessários, para se chegar aos resultados esperados. No mundo corporativo, ela é representada pela vantagem competitiva, cujo foco é capacitar a empresa a ganhar, da maneira mais eficiente possível, margem sustentável sobre os concorrentes.

Ao falarmos em responsabilidade social, referimo-nos ao compromisso com uma determinada causa e não simplesmente uma doação pontual. Quando bem planejada e executada, trata-se de um conjunto de ações oportunas para também informar sobre produtos e serviços da empresa, bem como conhecer e prestar melhor atendimento ao cliente, além de criar consciência, posicionamento e fortalecimento da marca.

Fonte:
KELLER, Kevin Lane; KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2017.


Foto:

Marcelo Pardini contato@agromp.com.br

Marcelo Pardini é leiloeiro rural, narrador, pós-graduado (Mkt), poeta, cavaleiro. Titular da marca Agro MP - A voz do Agronegócio

66 colunas publicadas